quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Maratona de NY

Um dia eu vou correr uma maratona. E gostaria muito de correr uma maratona em outro país. E gostaria muito de correr uma maratona em NY.

Até lá falta muita coisa, muito treino, muito tempo e muito planejamento (e dinheiro). Mas eu que nunca passei dos 12 km, quero um dia "curtir/sofrer" todos os 42.195 metros de uma maratona e chorar de emoção ao cruzar a linha de chegada sentindo dor até no cílio.

Fiquei muito envolvida, no ano passado, com a não-maratona de Nova York. Estava de plantão quando os organizadores anunciaram ao vivo que ela tinha sido cancelada por causa da passagem da tempestade Sandy. Fiquei pensando nas milhares de pessoas que perderam uma oportunidade única na vida depois de tanto esforço, tanto treino, tantas manhãs acordando cedo, dormindo tarde, tanta corrida no sol, na chuva, no frio, no calor... tanta dor e tanta vontade.

Este ano eu posso dizer que realizei um sonho: corri em Nova York! Passei uma semana na cidade e um dos meus objetivos era correr no Central Park. Foi definitivamente uma das melhores corridas da minha vida, preparei a playlist especial (com Empire State of Mind, para aquecer, of course) e corri e suei e cansei e quase chorei de emoção. Foi uma corrida inconstante, claro, porque eu não aguentei e fiquei parando para tirar fotos, mas foi um suor que lavou a alma e me deixou com a sensação de que a gente pode fazer qualquer coisa.


Achei legal que naquele dia, um domingo, estava acontecendo uma corrida de rua no Central Park e tava cheio de voluntário aplaudindo os corredores e eu me meti lá no meio deles.Foi tão bom, que no último dia da viagem, antes de ir embora, fui lá no parque correr de novo.

Bom, the thing is - a Maratona de NY acontece (finalmente) neste fim de semana  (3/11), e eu espero que seja linda, cheia de festa e sem incidentes ruins de qualquer natureza. Daqui alguns anos eu vou estar treinada e pronta pra enfrentar esse desafio... espero que seja por lá (apesar do frio).





sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Para os homens não ficarem com inveja

Às vésperas de fazer a McDonald's 5k, a corrida feminina que celebra o estilo de vida saudável para as mulheres e faz parte do outubro rosa - o mês de conscientização sobre o câncer de mama, descobri que os homens também ganharam uma corrida especial.  É a corrida e caminhada A.C. Camargo pela Saúde do Homem de conscientização sobre o câncer de próstata! O evento fará parte  - olha que bonitinho - do novembro azul, mês que lembra os homens sobre a importância de cuidarem da saúde e evitarem o câncer na próstata.

A corrida (5km e 10km) acontece em 10 de novembro, na USP. E as mulheres também podem correr (mais inclusiva, não posso negar).

Essa é mais uma corrida pra incentivar as pessoas praticarem atividade física, porque ela é sim capaz de reduzir as chances de câncer e de inúmeros problemas de saúde. Gente, exercícios fazem bem pra tudo, até para os olhos, como já me explicou um oftalmologista que eu entrevistei.

Então, matchos, olha que boa oportunidade para calçar o tênis e correr! As minas ainda podem ir junto e de quebra usarem o bigodinho falso, símbolo da campanha contra esse câncer cretino que afeta tanto homem por aí.


terça-feira, 15 de outubro de 2013

Comece a correr

Eu já comecei a correr muitas vezes. Teve a primeira de todas, a long time ago, sem preparação, sem acompanhamento, sem nada. Depois vieram outros recomeços por causa de fratura, gravidez, dor nas costas, etc. 

E embora dê uma certa preguiça de começar, de sair da inércia, de dar o primeiro passo, depois de dado fica relativamente fácil. 

Difícil é segurar a ansiedade pra não começar no pinote direto e ficar sem fôlego e cheia de dores depois.

É preciso reconhecer que começo é começo, é devagar mas com paciência você vai progredir.

Sabe como eu (re)começo? É mais ou menos assim:

1ª Semana: 3X - caminhando de 30 a 40 min. Se for na esteira, entre 5,0 a 6 km/h
2ª Semana: 3X - caminhando de 35 a 45 min. Na esteira a 6 km/h
3ª Semana: 3X - aquece 10 min, depois faz 30 min (caminha 4 min a 6km/h , e trota 1min a 7,5 km/h)

Depois disso, é só diminuir aos poucos o tempo de caminhada e aumentar o de trote. E quando estiver bem, aumentar aos poucos a velocidade do trote até estar correndo.

E voilá, quando menos se imagina você já estará fazendo 5 km. Vai por mim.

Importante é: passar no médico e fazer uma avaliação pra ver se você não tem algum impeditivo inicial (problema cardíaco, hérnia, sei lá). A progressão é realmente AOS POUCOS. Ou então a pessoa se estrupia como eu e ganha uma fratura por estresse de recordação, entre outros riscos. 

Se você está parada (o), que tal começar já?


quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Corre de rosa: é o outubro rosa

Outubro rosa! Bem rosinha pra lembrar todas as mulheres que elas precisam cuidar da saúde. Você pode não correr mas precisa saber que deve se alimentar direito, praticar exercícios e se precaver pra viver mais e melhor.

Então nenhuma de nós pode esquecer de lutar contra doenças como o câncer de mama. Primeiro de tudo, TEM QUE FAZER O AUTOEXAME. E se vc já passou dos 40, tem que fazer mamografia regularmente. Além de claro, os exames ginecológicos periódicos. 

Eu faço os meus com regularidade e confesso que adoro visitar minha médica porque além de ginecologista e obstetra ela muitas vezes vira minha terapeuta. E saio de lá bem mais leve quando converso com ela. 

Então vou celebrar outubro correndo de rosa junto com um monte de mulheres no centro de São Paulo, percurso que eu estou louca para experimentar. 

É a McDonald's 5K Mulheres em Movimento. Ela une duas coisas que eu adoro: correr e McDonald's! Gosto mesmo, fazer o quê?! Me julguem, me crucifiquem. Mas eu também sei que a gente não pode comer todo dia e tem que compensar com exercícios e com outros hábitos saudáveis. 

A corrida também leva a marca de um dos meus canais de TV favoritos: o Discovery Home&Health. E o site da prova tem várias dicas de treino pra todas fazerem bonito nesses 5k. Pra melhorar, o valor da inscrição é bem justo: R$ 45,00. Ah, e faltou falar que ela acontece em várias cidades do mundo. Então fica a mensagem pra mulherada vestir a camiseta rosa e calçar os tênis, e para os homens incentivarem suas mulheres a levarem uma vida saudável. 


Vamos correr de rosa!


Quando: 20/10/2013
Onde: São Paulo, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, e também na Colômbia, Chile, Argentina, Costa Rica, Equador, México, Paraguai, Venezuela... São 16 países!







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...